Nada de túneis, helicópteros ou cordas estilo "teresa". Para 18 presos da Indonésia, o instrumento de fuga da penitenciária foi uma ardida mistura de água e pimenta nos olhos dos guardas.
Os detentos da prisão Pematang Siantar, na ilha de Sumatra, espremeram pimentas dentro de garrafas d'água e esperaram o momento certo para atuar. A oportunidade surgiu no caminho para o refeitório, onde iriam tomar café da manhã, quando os homens começaram a gritar "atacar, atacar", de acordo com o detetive indonésio Den Martin, entrevistado pela agência de notícias Associated Press.
Depois de lançar jatos do preparado à base de pimenta nos olhos dos guardas, eles tomaram as chaves dos portões e seguiram para a liberdade.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Temporariamente cegos pela ardência provocada pela água "batizada" e em menor número, os guardas não puderam resistir aos presos, que fugiram, de acordo com declarações do agente penitenciário Harianaja ao jornal Jakarta Post. "Essa foi a primeira vez que pimenta foi usada para fugirem dessa penitenciária", afirmou Harianaja ao jornal indonésio.
A fuga no entanto, não durou muito. De acordo com um porta-voz da polícia da Indonésia, dos 18 fugitivos, 16 já teriam sido recapturados.