Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova lei

Presos vão acompanhar progressão da pena

Redação - Folha de Londrina
25 jul 2003 às 19:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de 284 mil presos de todo o País poderão ser beneficiados com a aprovação no Congresso Nacional de um projeto de lei que garante ao detento o direito de receber anualmente um atestado com todas as suas informações carcerárias e penais. O atestado deverá conter as vantagens dos regimes de progressão de pena e os resultados obtidos pelo preso em termos de disciplina, escolarização e profissionalização.

O projeto foi aprovado esta semana no Senado e seguiu para a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A lei deverá ser sancionada ou vetada até dia 7 de agosto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o deputado federal do Paraná, Ricardo Barros (PP), autor do projeto, as entidades de apoio ao encarcerado reclamam da falta de estrutura e informações para os presos. ''Temos informações de que muitos presos ficam em cadeias além do limite porque não sabem quanto tempo falta para terem direito a progressão da pena ou não possuem qualquer assistência jurídica'', justificou o parlamentar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


A intenção do projeto seria prestar orientação ao preso para que a progressão de pena seja agilizada no sistema carcerário, desafogando os distritos e aumentando o número de vagas nas penitenciárias.

Depois de sancionado, o Ministério da Justiça terá que regulamentar as normas a serem adotadas nos estados pelas Varas de Execuções Penais (VEPs). ''Esperamos que no final deste ano, os primeiros atestados estejam sendo distribuídos'', apostou Barros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo