Uma projeção apresentada pela emissora "TV5" aponta o centrista Emmanuel Macron como novo presidente da França, com 65,1% dos votos, nas eleições deste domingo (7). Marine Le Pen teria conquistado 34,9%. Após o anúncio, eleitores do ex-ministro das Finanças, reunidos em frente ao Museu do Louvre, já comemoram.
Por meio de uma nota, o presidente da França, François Hollande, se congratulou com a vitória de seu ex-ministro das Finanças. "A ampla vitória de Emmanuel Macron demonstra que uma grande maioria de nossos cidadãos quis reunir-se em torno dos valores da República, marcando sua ligação com a União Europeia e a abertura da França ao mundo", diz o comunicado.
Líderes de toda a União Europeia também já celebram a eleição de Emmanuel Macron como presidente da França, resultado que consolidou um triunfo europeísta contra o projeto eurocético de Marine Le Pen.
Leia mais:
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
"Viva Macron presidente. Uma esperança se ergue na Europa", escreveu no Twitter o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni. Seu antecessor, Matteo Renzi, que tenta se inspirar no exemplo de Macron para voltar ao poder, seguiu pela mesma linha.
"A vitória de Macron escreve uma extraordinária página de esperança para a França e a Europa", tuítou o ex-premier, empossado neste domingo (7) como secretário do Partido Democrático (PD), a maior legenda do país.
Já o porta-voz da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, declarou que o resultado na França é a "vitória para uma Europa unida". Por sua vez, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deu os parabéns ao candidato do movimento Em Marcha! e disse que os franceses escolheram o "amanhecer europeu". "Agora juntos por uma Europa mais forte e justa", acrescentou.
Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, principal instância política da UE, afirmou que prevaleceu a "liberdade, igualdade e fraternidade", lema da República da França, que disse "não" à "tirania das notícias falsas".
A premier do Reino Unido, Theresa May, que está de saída da União Europeia, também se felicitou com Macron, um crítico do "Brexit", e se mostrou pronta a trabalhar "em uma vasta gama de prioridades compartilhadas".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também enviou seus parabéns a Emmanuel Macron, eleito neste domingo (7) como novo chefe de Estado da França. "Congratulações a Emmanuel Macron por sua grande vitória hoje como novo presidente da França. Estou