Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
REELEITO

Putin, Biden e Xi parabenizam Macron por reeleição na França

Redação Bonde com Ansa Brasil
25 abr 2022 às 10:21
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os presidentes da China, Estados Unidos e Rússia se manifestaram nesta segunda-feira (25) para parabenizar a reeleição do francês Emmanuel Macron para mais um mandato de cinco anos.


O centrista do República em Marcha obteve 58,55% dos votos (18,7 milhões) contra a representante da extrema-direita Marine Le Pen, que conquistou 41,45% (13,3 milhões). A abstenção foi a mais alta para um segundo turno presidencial desde 1969, com 28,01% dos eleitores optando por não votar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O norte-americano Joe Biden destacou que ambos "continuarão a cooperar pela democracia" e que "não vê a hora de continuar com nossa estreita colaboração, em particular, para apoiar a Ucrânia, defender a democracia e combater as mudanças climáticas".

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande

Imagem de destaque
ISS

Nasa confirma que pedaço da Estação Espacial caiu sobre casa

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava


Já o líder da China, Xi Jinping, emitiu uma nota formal divulgada pela emissora de TV estatal "CCTV" em que destaca que nos últimos anos "a parceria estratégica global entre China e França manteve um alto nível de desenvolvimento que dará um novo impulso e novas contribuições à paz, à estabilidade e à prosperidade global".

Publicidade


"Atualmente, a situação internacional está atravessando profundas e complexas mudanças e o significado estratégico do desenvolvimento sadio e estável das relações entre China e França tornou-se sempre mais importante", ressalta ainda o comunicado.


Xi pontuou que pretende continuar a trabalhar com Macron para levar as relações bilaterais "a um novo nível para benefício dos dois países e do mundo inteiro".

Publicidade


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também se manifestou nesta segunda-feira e enviou um telegrama formal a Macron.


"Eu desejo sinceramente sucesso em suas atividades de Estado, bem como boa saúde e bem estar", diz a nota divulgada pelo Kremlin e repercutida pelas agências de notícias locais.

Publicidade


Putin e Macron têm dialogado bastante desde o fim do ano passado por conta da crise entre Ucrânia e Rússia e, mesmo depois da eclosão da guerra em 24 de fevereiro, o francês continua a tentar fazer com que o russo cesse os ataques e foque em soluções diplomáticas - sem sucesso até o momento.


Outros líderes mundiais, como os representantes da União Africana, do Egito e de Israel também parabenizaram Macron destacando que desejam continuar as boas relações diplomáticas entre ambos.

Publicidade


Os principais nomes da União Europeia já haviam enviado felicitações a Macron no domingo (24), quando os resultados ainda não estavam encerrados. Para o bloco, a permanência do centrista no cargo mantém, basicamente, as relações como estão - diferentemente se a vitória tivesse sido de Le Pen.


No discurso da vitória, Macron agradeceu a todos os franceses que foram às urnas para lutar contra a extrema-direita e reforçou que um dos pilares do seu mandato será a luta contra as mudanças climáticas.


"Sei que muitos dos cidadãos votaram em mim não para apoiar as minhas ideias, mas para bloquear a extrema-direita. Sei e estou ciente desse voto e sou o guardião do sentido de dever, de apego à República e do respeito pelas diferenças que ocorreram nas últimas semanas", disse durante o evento da vitória, reforçando que seu novo mandato não será uma "continuação" dos anos anteriores.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade