Uma pesquisa realizada pela Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, revelou que mulheres que tiveram uma boa relação com o pai na infância acabam sendo atraídas por homens parecidos com ele. A pesquisa, publicada na revista Evolution and Human Behaviour, revelou que essa atração não se aplica a mulheres que não tiveram uma boa relação com a figura paterna.
Até então acreditava-se que a escolha de parceiros parecidos com os pais era ligada ao fato de estes serem as primeiras pessoas que conhecemos quando nascemos. Para os pesquisadores, o estudo mostrou que há componentes emocionais envolvidos neste processo.
Teste de atração
Leia mais:

Papa Francisco não estava em lista dos mais cotados no conclave de 2013

São Jorge é celebrado por católicos como santo guerreiro

Papa Francisco: velório é aberto ao público no Vaticano nesta quarta-feira (23)

Jornalista de Londrina acompanha a rotina de Roma após a morte do Papa Francisco
As participantes do estudo foram submetidas a um teste em que tinham de selecionar fotos de homens que as atraíam. Em seguida, respondiam a um questionário sobre a relação com os pais.
A equipe de pesquisadores comparou, então, o tamanho do nariz e a largura dos lábios dos homens das fotos com as dos pais das participantes, e concluiu que mulheres que gostavam dos pais optaram por homens parecidos com eles.
Esta é a primeira vez que uma pesquisa usa medidas do rosto para avaliar a atração entre as pessoas.
A líder da pesquisa, Lynda Boothroyd, disse que as descobertas vão contribuir para o entendimento sobre porquê as pessoas se atraem por um determinado tipo físico. A pesquisadora ainda acredita que a pesquisa pode ajudar em campos da psicologia, como terapias de casal.