Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Saúde recomenda vacina contra a febre amarela

Agência Brasil
22 fev 2003 às 16:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Turistas que pretendem passar o feriado do Carnaval nas cachoeiras e matas brasileiras devem tomar a vacina contra a febre amarela silvestre dez dias antes da viagem.

A recomendação é do diretor do Centro Nacional de Epidemiologia da Fundação Nacional de Saúde, Jarbas Vasconcelos, advertindo que a única forma de evitar a ocorrência da doença é a vacinação, que está disponível nos postos de saúde do País, gratuitamente, em qualquer época do ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista à Radiobrás, ele explicou que é obrigatória a vacinação para quem tem contato com florestas. "Em todas as áreas em que há macacos é possível que exista o vírus da febre amarela silvestre. Temos encontrado macacos na Amazônia; nas matas das regiões Centro-Oeste, oeste da Bahia, noroeste e triangulo mineiro, noroeste de São Paulo, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes


Caso a pessoa entre na mata para pescar, fazer trilha, tomar banho de cachoeira, trabalhar, se houver um macaco infectado na região, o mosquito poderá picar o animal doente e levar o vírus até a pessoa.

Publicidade


A vacina protege o indivíduo pelo menos durante dez anos. Desde 1998, quando foi decidida a intensificação da vacinação contra a febre amarela no Brasil, mais de 61 milhões de pessoas foram vacinadas.


"Temos encontrado dificuldades, principalmente, em adulto jovem do sexo masculino que não toma a vacina por achar que vai ter de passar seis meses sem beber álcool. E isso não é verdade. Nos primeiros 15 dias da vacina, enquanto estão se formando os anticorpos, é recomendado que a pessoa evite excesso, mas ela pode ter uma vida normal nesse período e beber moderamente", afirmou.

Publicidade


A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, encontrada em países da África e Américas Central e do Sul, caracterizando-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, e podendo levar à morte, em cerca de uma semana.


A doença amarela tem dois tipos de ocorrências. Uma é a urbana, que não existe mais no Brasil. A outra é a febre amarela silvestre, que não pode ser erradicada, e tem sido objeto de intervenções visando seu controle. No ano passado, houve 20 óbitos.

Publicidade


O agente causador da febre amarela é o vírus amarílico, um arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae. A febre amarela silvestre da América Tropical apresenta anualmente 100 a 200 casos, na parte setentrional da América do Sul e na bacia Amazônica, incluindo as grandes planícies da Colômbia e as Regiões Orientais do Peru e da Bolívia.


Ocasionalmente, a doença tem-se apresentado em todos os países do continente americano, desde o México até a Argentina, com exceção de El Salvador, Uruguai e Chile.

A idade, o sexo e a ocupação são fatores de risco importantes, uma vez que a grande maioria dos casos ocorre entre adultos de 16 a 35 anos. A freqüência de casos é seis vezes maior no sexo masculino. Migrantes não imunizados, oriundos de áreas indenes da doença, que desenvolvem atividades agrícolas, constituem um dos grupos de alto risco.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo