A Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio de Janeiro enviará à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na segunda-feira, relatório sobre os problemas de desabastecimento de energia elétrica ocorridos na Região dos Lagos e Baixada Fluminense na virada do ano, para que o órgão possa aplicar as multas devidas à concessionária Cerj (Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro), que atende aquelas regiões.
Em entrevista concedida por telefone, o secretário Wagner Victer atribuiu as falhas no fornecimento de energia a problemas como baixa tensão, caso do município de Arraial do Cabo, que entre as 23h30 de quarta-feira e 0h40m sofreu uma queda de linha de 62 mil volts. Segundo o secretário, "o sistema da Cerj é obsoleto, alimentado por tensão de 69 kv, quando o adequado deveria ser uma tensão nominal de 138 kv".
Apesar dos problemas de falta de luz, Victer considerou que o balanço é bem mais positivo do que no ano passado. Lembrou que a Cerj, na virada do ano, teve autorização da Aneel para reajustar a energia em 15,52%. "Isso mais que justifica a obrigação da empresa de efetuar investimentos para aumento da tensão das linhas de transmissão e das estações, e também nas linhas aéreas", argumentou, lembrando que nessa época do ano as cidades litorâneas ficam repletas de turistas, o que aumenta a carga de iluminação e o consumo de energia.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Informações Agência Brasil