No Natal, quem perder o talão de cheques e os documentos, ou for assaltado, pode registrar a ocorrência, gratuitamente, no Plantão Serasa de Atendimento. O registro de roubo ou extravio de cheques e documentos pessoais acontece 24 horas, pelo telefone (11) 33 737272, durante todos os dias, incluindo feriados e fins de semana.
O serviço cadastra informações sobre roubo, extravio e clonagem de talão ou folhas de cheques e documentos como o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o documento de identidade, o título de eleitor, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Em caso de perda ou roubo de documentos, o portador deve entrar em contato com a Serasa, que torna as informações disponíveis à consulta, instantaneamente, em todo o território nacional, por dez dias. Para que a informação permaneça, é necessário enviar, via fax ou correio, o Boletim de Ocorrência (B.O) e uma declaração formal, assinada de próprio punho.
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As informações sobre os documentos ficam disponíveis até o momento em que o portador optar, formalmente, por excluir as ocorrências. Para isso, ele deve entrar em contato com a Serasa pelo mesmo telefone em que fez o registro, solicitar a retirada.
Para os correntistas que tiverem o talão de cheques extraviado ou roubado, a Serasa registra a ocorrência e repassa instantaneamente a informação para todo o comércio, sem necessidade de formalização por escrito. No entanto, o cidadão precisa procurar sua agência bancária, na primeira oportunidade, para fazer a sustação dos cheques. Em caso de roubo, é necessário que o correntista apresente ao banco o Boletim de Ocorrência (B.O.).
As informações sobre as ocorrências com cheques ficam disponíveis por três dias úteis para o comércio e após esse período saem automaticamente da base de consultas do Recheque. Com esse prazo, a pessoa tem tempo para procurar o banco e fazer a sustação e o B.O, se houve roubo.