27/10/20
PUBLICIDADE
Tá vendo aquela lua?

Superlua brilha nesta terça-feira; entenda o fenômeno

Você deve ter ouvido por aí que a noite desta terça-feira (7) seria iluminada pela Superlua Rosa. No entanto, de acordo com Miguel Fernandes Moreno, coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), não é bem isso que acontece. Para ele, é ainda uma bela Lua Cheia cinza prateada. "Hoje [terça], 7 de abril de 2020, temos uma Lua Cheia. Até aí nada de mais, não é mesmo? Mas hoje há uma peculiaridade. A Lua estará um pouquinho mais próxima de nós", apresenta Moreno.

Pixabay
Pixabay


Segundo o coordenador do Gedal, a órbita que a Lua faz ao redor da Terra é ligeiramente achatada, ou seja, não é um círculo perfeito. "Com isso, nosso satélite pode ficar mais perto ou mais longe, dependendo da data. Para termos ideia, a distância média da Lua à Terra é de 384.000 quilômetros (mais de 90 vezes a distância do Oiapoque ao Chuí, os limites norte e sul do Brasil, respectivamente). Mas, quanto ela está no ponto mais distante de sua órbita, ou seja, o ponto em que está mais longe da Terra (e que chamamos de apogeu), ela chega a cerca de 405.000 quilômetros", explica.

No entanto, esta terça-feira será o contrário disso. "A Lua estará no trecho mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, a cerca de 360.000 quilômetros. Quando isso ocorre, ou seja, quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, podemos chamar de 'Superlua'.
Esse pequena variação faz com que a Lua surja no céu ligeiramente maior e mais brilhante", ensina. Para Miguel, se você não soubesse que hoje seria uma Lua Cheia em perigeu, provavelmente, nem notaria a diferença.

Veja a imagem (lado esquerdo é perigeu e lado direito, apogeu):

Reprodução/Gedal
Reprodução/Gedal


LUA ROSA?

Miguel Fernandes conta que começaram a chamar essa Lua Cheia de Lua Rosa porque seria uma lembrança da floração no Hemisfério Norte. "Esqueçam isso", ressalta. "A Lua estará lá no céu linda como sempre. E cinza e prateada como sempre", pontua.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Colisão frontal

Grave acidente mata mulher grávida de gêmeos na PR-445

26 OUT 2020 às 18h57
Motorista não prestou socorro

Carro é atingido por caminhão, capota e bate em poste na BR-369 em Londrina

26 OUT 2020 às 17h39
Sem ciclovia

Com promessa de desafogar trânsito, prefeitura entrega terceira faixa da Ayrton Senna

26 OUT 2020 às 16h36
Em estado líquido

Nasa anuncia descoberta de água na superfície iluminada da Lua

26 OUT 2020 às 16h35
Coronavírus

Vacinação 'não é uma questão de Justiça', mas de saúde, afirma Bolsonaro

26 OUT 2020 às 16h22
Benefício

Caixa paga 2ª parcela de R$ 300 da extensão do auxílio emergencial

26 OUT 2020 às 14h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados