O tablóide britânico "The Sun", na sua edição desta quinta-feira, apresenta uma chamada na capa na qual chama o presidente francês Jacques Chirac de "verme". Dessa forma, abre-se uma nova frente na guerra de palavras travada entre a Grã-Bretanha e a França a respeito do Iraque.
Em uma edição escrita em francês e distribuída gratuitamente em Paris, o tablóide traz na capa uma montagem na qual o corpo de um verme com a cara de Chirac aparece saindo de um mapa da França.
Na primeira página, lê-se em francês: "Achamos que o presidente de vocês, Jacques Chirac, é uma desgraça para a Europa por ameaçar constantemente vetar uma ação militar que serviria para implementar a vontade da Organização das Nações Unidas no Iraque".
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Chirac tem resistido às pressões dos EUA e da Grã-Bretanha para que seja iniciada uma guerra contra o Iraque. A postura dele irritou o presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, mas conta com o apoio da maioria dos eleitores franceses.
De acordo com a Agência Reuters, um ministro de governo classificou de agressivo e vulgar o tom do artigo publicado pelo tablóide.