Um terremoto de magnitude 6,7 ocorreu no Oceano Índico no início da segunda-feira (horário local), ao sul da ilha de Java, na Indonésia, de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor teve 24 km de profundidade. Inicialmente, o USGS havia estimado em 10 km. O terremoto ocorreu 277 km ao sul de Tasikmalaya, a oeste de Java, e 241 km a nordeste da Ilha Christmas, território australiano no Oceano Índico.
Sismólogos indonésios haviam emitido alerta de tsunami depois do terremoto, mas retiraram posteriormente. A Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia havia dito que o tremor poderia causar um tsunami, pedindo aos destinatários de seu alerta público via SMS que avisem outras pessoas dos riscos.
Muitas pessoas entraram em pânico e deixaram suas casas. Entretanto, 90 minutos depois do alerta de tsunami, a agência voltou atrás e disse à população que é seguro voltar. Os indonésios avaliaram o terremoto como de magnitude 7,1.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico dos Estados Unidos afirmou que não há riscos de uma onda destrutiva generalizada, mas que há "uma pequena possibilidade de um tsunami local".