Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'Negócio estúpido'

Trump critica reassentamento de refugiados adotado por Obama

Agência Brasil
02 fev 2017 às 15:45

Compartilhar notícia

Win McNamee/Pool/Reuters
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quarta-feira (2), na rede social Twitter, mensagem criticando a política do ex-presidente Barack Obama de reassentar refugiados nos Estados Unidos.

Trump disse, na mensagem postada, que deve "estudar este negócio estúpido", no qual a administração anterior concordou em aceitar 1.250 requerentes de asilo de centros de detenção administrados pela Austrália nas ilhas do Pacífico de Manus e Nauru. Metade dessas pessoas estão na costa australiana aguardando um destino e são dos sete países afetados pela proibição de viagens de Trump. A Austrália se recusa a aceitá-los.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



O presidente divulgou a mensagem após a imprensa norte-americana revelar que Donald Trump deixou o protocolo de lado e interrompeu subitamente uma conversa por telefone com o primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull no final de semana. A conversa, que estava prevista para durar uma hora, durou só 25 minutos, porque Trump ficou irritado com o posicionamento de Turnbull sobre a situação dos refugiados.

Leia mais:

Imagem de destaque
A todos os parceiros

EUA confirmam tarifa de 25% sobre aço e alumínio do Brasil e de outros países a partir desta quarta (12)

Imagem de destaque
Após 9 horas de reunião

Ucrânia aceita cessar-fogo; EUA dizem que bola está com Putin

Imagem de destaque
Julgamento

Argentina começa julgar equipe médica acusada por morte de Maradona

Imagem de destaque
Internado desde fevereiro

Melhora na saúde do papa se consolida, mas ele continua sem previsão de alta


A acalorada discussão de Trump com Turnbull ocorreu no sábado (28), no mesmo dia em que teve conversas telefônicas com quatro outros líderes internacionais, inclusive o presidente russo Vladimir Putin. "Esta foi a pior chamada de longe", disse Trump no momento em que encerrou a conversa, em uma referência aos outros telefonemas que teve com líderes mundiais, segundo o jornal The Washington Post e a emissora de televisão CNN.


A Austrália é um dos países mais próximos dos Estados Unidos em termos de amizade e cooperação.

Um dia antes da conversa, na sexta-feira (27), Trump determinou a suspensão da entrada de refugiados por 120 dias, além de suspender indefinidamente a entrada de refugiados sírios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo