Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pela 1ª vez

Trump diz que pode não estar na Presidência dos EUA daqui a algum tempo

Rafael Balago - Folhapress
14 nov 2020 às 16:39
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em discurso nesta sexta (13), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode não estar no cargo em breve.


"Essa administração não fará um lockdown. Espero que, o que quer que aconteça no futuro, quem sabe qual administração será, eu acho que o tempo dirá, eu posso dizer a vocês que essa administração não fará um lockdown", disse Trump, no jardim da Casa Branca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Este foi o primeiro discurso dele em dias. Trump, 74, apareceu com o cabelo praticamente branco, em vez de loiro, como era visto até a semana passada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Esteatose hepática

Cresce o número de jovens com gordura no fígado na América Latina

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram


Desde a eleição, essa foi a primeira vez em que o republicano afirmou em público que encara as possibilidades de que ele deixe o cargo em janeiro e de que outro governo assuma o país.

Publicidade


No sábado (7), o democrata Joe Biden foi apontado como vencedor da eleição realizada na terça passada (3), mas Trump se recusa a assumir a derrota. O presidente fez discursos e postagens dizendo que ele é o verdadeiro ganhador, e repete que houve fraude nas eleições, sem apresentar provas.


No discurso desta sexta, Trump destacou os esforços do governo para acelerar a produção de vacinas para combater a Covid-19. E disse que haverá distribuição gratuita de vacinas feitas pela Pfizer, depois que elas forem aprovadas. As doses serão dadas primeiro a funcionários de saúde, idosos e grupos de risco. Ele não deu datas precisas, mas estimou que as vacinas poderão estar acessíveis para todos nos EUA até abril de 2021.

Publicidade


Na segunda-feira (9), Biden também havia prometido distribuir vacinas de forma gratuita.


Nesta sexta (13), projeções da CNN e do The New York Times confirmaram os resultados dos dois últimos estados onde a disputa era considerada indefinida: Biden venceu na Geórgia e Trump conquistou a Carolina do norte.

Publicidade


Assim, o placar nacional projetado pelos dois veículos está em 306 votos no Colégio Eleitoral para Biden e 232 para Trump.


Por coincidência, o republicano conquistou 306 delegados em 2016, e Hillary Clinton, 232, na projeção feita a partir dos votos populares. Na votação final dos delegados, Trump teve 304 votos, porque dois delegados mudaram de lado na votação do Colégio Eleitoral.

Publicidade


A vitória de Biden na Geórgia neste ano tem grande simbolismo, pois o estado era considerado vitória garantida para os republicanos, que ganharam todas na região desde 1992. O democrata também foi o primeiro desde 1960 a conquistar a Presidência sem vencer na Flórida e em Ohio num mesmo pleito.


Os principais veículos de imprensa nos EUA apontaram a vitória de Biden no sábado (7), mesmo sem levar em conta alguns estados que não tinham resultado definido, pois os cálculos indicaram que o republicano já não tinha mais condição de virar o jogo.

Publicidade


Nos EUA, não há um órgão nacional de apuração, e a aclamação do vencedor é feita pelos órgãos de imprensa, a partir de projeções matemáticas feitas durante a contagem dos votos.


Durante toda a campanha eleitoral, Trump deu diversas declarações de que ganharia a disputa, e que só perderia a reeleição se houvesse trapaças.

O republicano aposta em uma série de processos na Justiça para tentar reverter o resultado da apuração. No entanto, mesmo membros de seu partido reconhecem a vitória de Biden, que teve 5 milhões de votos a mais. Com isso, uma reviravolta no resultado é considerada bastante improvável.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade