Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem opção

Turquia pode desistir da União Europeia se negociações de adesão não avançarem

Agência Brasil
02 mai 2017 às 17:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta terça-feira (2) que seu país vai desistir da União Europeia (UE) se novos passos do processo de negociação para a sua entrada no bloco não forem dados em breve. Segundo Erdogan avançar nas negociações é a única coisa que pode ser feita, e a Turquia não vai continuar esperando "como um lacaio". As informações são da agência EFE.

"Não há outra opção, a não ser abrir os capítulos que não foram abertos até agora. Se não abrirem, tchau", disse ele, em cerimônia em Ancara, na qual formalizou seu regresso à militância do AKP, partido islamita que ele fundou em 2001 e do qual teve que sair em 2014, quando foi escolhido presidente. Seu retorno foi possível porque a recente reforma constitucional, promovida pelo AKP e aprovada em referendo em 16 de abril último, permitiu a militância partidária ao chefe do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Desde 1999, a Turquia é candidata a entrar na UE, mas as negociações, que no passado avançaram rapidamente em algumas ocasiões, agora estão em ponto morto. Em novembro do ano passado, o Parlamento Europeu decidiu pedir a suspensão das negociações de adesão da Turquia, por conta da deterioração da democracia no país.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Selton Mello e Fernanda Torres estrelam novo filme de Walter Salles
Citado

'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Saiba mais

Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil

Na semana passada, os ministros de Relações Exteriores da União Europeia (sem o Reino Unido) advertiram o governo turco de que ele deve respeitar os direitos fundamentais, se ainda tiver interesse em entrar no bloco comunitário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo