Uma multidão indignada com a suspensão dos serviços de trens suburbanos em uma hora de grande movimento em Buenos Aires destruiu as bilheterias e incendiou parte da estação Constitución na noite desta terça-feira (15).
O incidente deixou ainda 20 feridos, sendo 10 policiais e 10 usuários, informou o diretor do Serviço de Emergências da cidade de Buenos Aires, Alberto Crescenti.
Os feridos, com contusões e intoxicação, foram levados para vários hospitais da capital, disse Crescenti.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
A polícia deteve ainda 16 pessoas, incluindo dois menores, informou um porta-voz policial.
A batalha campal começou por volta das 18h30 local (Brasília), após o anúncio da interrupção dos serviços na estação, por onde passam milhares de pessoas que vivem na periferia de Buenos Aires.
Antes da chegada do reforço policial, a multidão destruiu as bilheterias e o guichê de informações da estação, uma das mais movimentadas de Buenos Aires.
Aos gritos de "Argentina", "Argentina", a multidão investiu contra os policiais que estavam na estação, obrigando os agentes a recuar para um escritório, que acabou incendiado.
Com a chegada de reforços da Polícia Federal, os agentes dispararam balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, dispersando a multidão.
"Um trem sofreu um problema técnico na saída da Constitución e bloqueou as demais composições", explicou o porta-voz da concessionária Metropolitana, Fernando Jantus.
O serviço de trens em Buenos Aires, agora privatizado, tem sido alvo de críticas por parte dos usuários, que reclamam de atrasos, acidentes e do péssimo estado dos vagões.
Fonte: AFP