Uma empresa da California, a TransOrbital, recebeu autorização do governo norte-americano para realizar uma expedição para a Lua, o que antes era permitido apenas para a NASA. A empresa pretende lançar sua primeira missão em junho de 2003, na base de Baikonur, no Cazaquistão. A espaçonave, batizada como TrailBlazer, vai orbitar a Lua por 90 dias para explorar, fotografar e fazer aterrissagens.
Segundo o presidente da TransOrbital, Dennis Laurie, a espaçonave também vai levar cápsulas contendo mensagens e itens pessoais, as quais serão deixadas nos pontos de pouso. Alguns destes pontos são justamente os locais por onde pousou a a histórica nave Apolo.
Para receber a permissão, a TransOrbital precisou provar ao governo norte-americano que a espaçonave TrailBlazer não iria contaminar a Lua com material biológico, poluir a superfície lunar ou estragar as marcas deixadas por missões anteriores.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Outras empresas têm projetos de missões à Lua. Um exemplo é a LunaCorp, do Estado da Virginia, que quer lançar um satélite na órbita lunar em 2003. As empresas esperam financiar as missões com o dinheiro da venda de fotos ou vídeos feitas pelas espaçonaves.