Um dos palestrantes do 3º Fórum Senado Debate Brasil sobre Políticas para a Primeira Infância Quebrando a Cadeia da Violência, o pediatra Laurista Corrêa Filho acredita que a violência está relacionada à má-formação do indivíduo durante a primeira infância, que vai do nascimento aos seis anos.
Segundo ele, as formas de reduzir o problema passam pelo acesso ao ensino infantil, o que envolve a atuação do governo. "Por exemplo, nós temos 9% de crianças com direito a creches. Então, o governo está falhando, seja ele municipal, estadual ou federal. O Fundeb mesmo demorou para sair e ainda está sendo regulamentado", avaliou o pediatra.
De acordo com informações da ABr, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) destina recursos para a educação infantil, além do ensino fundamental e médio e educação de jovens e adultos.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
O 3º Fórum Senado Debate Brasil sobre Políticas para a Primeira Infância Quebrando a Cadeia da Violência começou na quarta-feira (28) e terminou ontem. No evento, senadores e especialistas discutiram políticas voltadas para os primeiros anos de vida do ser humano, as raízes da violência e os possíveis modos de prevenção no contexto social.