Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

Maria de Lourdes respirava música em todos os lugares

Mateus Reginato - Redação Bonde
21 fev 2018 às 15:30
- Arquivo Pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem passasse aos fins de semana pela Rua 19 de Dezembro, no centro de Ibiporã, provavelmente se encantaria com a música saindo pelas janelas da casa de número 95. Aos sábados e domingos, Maria de Lourdes Meneghelli Alves levava seu órgão eletrônico à sala da frente, abria a grande janela que dava para a rua e cantava. Muitos paravam para ver e ouvir a professora de música.

Até os 73 anos, Maria de Lourdes passava horas ao piano, estudando, tocando e cantando as músicas que gostava. Hinos cristãos, música erudita, clássicos italianos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nascida em Londrina em 1944, filha de pioneiros da cidade, Maria de Lourdes começou a se interessar pela música logo cedo. Teve aulas de acordeão no Colégio Mãe de Deus e logo em seguida passou a ter aulas de piano. Passou a infância na Vila Casoni, um dos mais antigos bairros da cidade, onde seu pai, Jair Deolindo Maneghelli, tinha uma fábrica de móveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 27 e 28 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Santinha

Morre aos 95 anos o ator e dublador José Santa Cruz

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 26 e 27 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 25 e 26 de abril de 2024 em Londrina e região


Maria de Lourdes sempre deu aulas particulares de piano e canto, em casa mesmo. Muitas vezes de graça, "pelo fato de amar e viver a música, e querer que todos se descobrissem nela", diz Vânia Alves, uma das filhas da professora, que chegou a cantar inclusive na formatura de Vânia.

Publicidade


Nem os próprios familiares e vizinhos escapavam das aulas de Lourdes. "Sempre que os netos iam visitá-la, não saiam sem uma hora de aula de piano", lembra Vânia. Além dela, Maria tinha outros dois filhos: Elisabete e Tony.


Angélica Rossi de Souza, vizinha da professora, relembra a infância ao lado de Maria de Lourdes: "quando era criança, eu e algumas amigas íamos à casa dela, do outro lado da rua, e sentávamos para ouvir ela tocando e cantando, sempre nos incentivando a participar".

Publicidade


Por onde passava, Maria de Lourdes queria mostrar suas habilidades musicais. Vânia relembra que sua mãe pedia para tocar em lojas de instrumentos para "atrair clientes".


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


Além das aulas, Maria de Lourdes tocava e cantava em festas italianas em Ibiporã, participava de festivais musicais em Londrina e fazia parte do coral da Catedral de Londrina e da Paróquia de Ibiporã. Com um apreço em particular pela música "Mamma", imortalizada na voz de Luciano Pavarotti.

Publicidade


Religião


Maria de Lourdes dedicou grande parte de sua vida à Igreja. Ia todos os dias à missa. Junto ao coral, visitou hospitais, levando música.

Publicidade


Sempre que viajava, ia conhecer igrejas. "Já chegava querendo conhecer o padre, para poder tocar", conta Vânia. "A última vez em que se encantou foi na Catedral de Porto Alegre. Chegou até com partituras em punho para tocar no órgão da igreja."


Tinha planos de viajar para a Itália, conhecer Roma. "Estava estudando inglês", revela Vânia, "do jeitinho dela, pelas aulas da TV Cultura".

Publicidade


Aparecida Pelisson era uma das grandes amigas de Maria de Lourdes. Eram vizinhas e costumam ir à igreja juntas, abraçadas. Ambas cantavam no coral da paróquia. Aparecida faleceu um dia após a morte de Maria, no dia 16. Nesta quinta-feira (22), será celebrada a missa de sétimo dia das duas amigas, juntas, na Igreja Matriz de Ibiporã.




Maria de Lourdes Meneghelli Alves respirava música para ela e para quem estava em volta.

Deixa um irmão, três filhos e cinco netos. Dia 15 de fevereiro de 2018, aos 73 anos, de neoplasia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade