O 1.º Distrito Policial de Curitiba, localizado na Rua André de Barros, no centro, vai se transformar no "Distrito da Copa" em 2014. Segundo informações da Polícia Civil, as obras para reformar a unidade devem começar nos próximos dias. Nesta semana, uma equipe da Divisão de Infraestrutura (DIE) da corporação fará uma visita técnica no local para avaliar a condição do prédio e fazer o orçamento de custos para a reforma.
"Na parte interna a estrutura está bem satisfatória. As maiores reformas devem ser feitas na parte externa", contou o delegado Marco Antônio Lagana, chefe da Comissão da Copa do Mundo da Polícia Civil, em reunião na última quarta-feira (15), no gabinete do delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.
Lagana explicou que o Distrito da Copa funcionará 24 horas por dia durante o evento, com o atendimento de policiais civis bilíngues.. "A Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) já está treinando cerca de mil policiais que participarão de eventos relativos à Copa do Mundo"explicou Lagana, salientado que todos os envolvidos terão que, obrigatoriamente, falar pelo menos dois idiomas.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Lagana explicou ainda que, além do Distrito da Copa, a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) ficará responsável pelo atendimento das ocorrências dentro ou próximas ao estádio, ou seja, na Arena da Baixada e vizinhança. "O turista, o torcedor de futebol que vier a Curitiba para a Copa pode ficar tranquilo, que receberá da Polícia Civil um atendimento ágil e capacitado", destacou, lembrando que os X Games, disputados no mês passado, em Foz do Iguaçu, já serviram de treinamento para alguns policiais.
Exército - Nesta quinta-feira (16), Lagana, o delegado titular do Tigre, Luiz Alberto Cartaxo Moura, e o delegado titular do Cope, Amarildo José Antunes, participaram de uma reunião na 5.ª Região Militar, onde o trabalho que o Exército brasileiro fará na Copa foi apresentado. "Todas as foças de segurança estão se preparando e, principalmente, se comunicando entre si para que a Copa aconteça da melhor maneira possível", destacou Lagana.