Cerca de 200 mil pessoas devem embarcar pela Rodoferroviária nos feriados de Natal e Ano Novo com destino ao interior do Paraná, litoral e outras cidades do Brasil. O movimento na neste fim de ano deve ser 4% menor que o registrado nos feriados do ano passado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, são esperados 104 mil passageiros embarcando entre esta sexta e terça-feira para as festas de Natal e outros 98 mil entre 26 e 31, para o Ano Novo. Em 2002, foram 210.397 embarques. Em um dia normal, a média de passageiros que saem da cidade é de 16 mil pessoas.
Para atender à demanda nos feriados de fim de ano, as empresas que operam no terminal vão trabalhar com 1.840 carros-extra (980 no Natal e 860 no Ano Novo). Serão 5.840 viagens, número um pouco menor que as 5.985 partidas registradas nos feriados do Natal e Ano Novo de 2002. Haverá embarques 24 horas por dia.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
O destino da maioria dos passageiros para o Natal é o interior do Paraná, com 43% das viagens. Santa Catarina vem em seguida, com 20% dos destinos. O litoral paranaense ficou em terceiro lugar, com 17%. Os outros estados brasileiros concentram o restante dos passageiros. Para o Ano Novo, a situação se inverte: 45% dos passageiros viajarão para o litoral do Paraná, 22,5% para Santa Catarina e 15% para o interior do Estado.
A Urbs recomenda aos passageiros que cheguem com antecedência antes do embarque e tenham cuidado com a bagagem para evitar transtornos. Todos os passageiros precisam ter à mão a passagem e um documento de identidade.
Crianças menores de 12 anos podem viajar acompanhadas dos pais, avós, primos ou irmãos com mais de 21 anos. Para viajar sozinha ou na companhia de pessoas que não sejam parentes, a criança precisa ter uma autorização da Vara da Infância e Juventude, que fica na avenida Marechal Floriano Peixoto, 672, 2º andar; ou com autorização dos pais com firma reconhecida em cartório. É importante lembrar que na Rodoviária não será fornecida a autorização para viagem de menores.