A Nielsen//NetRatings acaba de divulgar um relatório analisando o comportamento da Web mundial durante o primeiro trimestre de 2001. O estudo - que envolveu dados de 27 países na América do Norte, América Latina, África, Oriente Médio e Pacífico-asiático - mostra que existem atualmente 429 milhões de internautas no ciberespaço.
Segundo o relatório, Estados Unidos e Canadá ainda representam a maior fatia do acesso à Web, com 41% da audiência global. A Europa, Oriente Médio e África vêm em segundo lugar, com 27% da população de internautas, seguidos da região do Pacífico-Asiático, com 20%, e da América Latina, com 4%.
Com relação aos níveis de penetração, diz a pesquisa, apenas um-quarto dos lares europeus acessa a Internet via computador doméstico, comparado a um-terço dos lares no Pacífico-asiático, e quase a metade dos lares nos EUA. "Mas não esperem que esse domínio por parte dos EUA permaneça por muito tempo", comentou Richard Goosey, diretor de pesquisas da ACNielsen eRatings.com.
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Comprar online é mais comum na Austrália, Nova Zelândia, Suécia e Dinamarca, diz o estudo. Durante o primeiro trimestre do ano, um em cada seis adultos europeus usaram a Web para consultar preços ou informação de produtos e serviços, e um em cada 11 adultos compraram online no período.
Para viabilizar a pesquisa, a Nielsen//NetRatings considerou trinta fatores, entre eles o número de lares e pessoas com acesso à Web, a base de PCs nos países analisados, o período de tempo que as pessoas ficam online e o número de linhas fixas e móveis por habitante.
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