Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação/AEN
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Risco no Paraná

82% das crianças são transportadas irregularmente

Agência Estadual de Notícias
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Cerca de 82% das crianças são transportadas de forma inadequada nos veículos. O estudo realizado pelo Detran/PR registra um índice elevado e um agravante da imprudência no trânsito. Transportar crianças no colo ou simplesmente sentadas no banco traseiro sem qualquer segurança é uma cena comum de ser vista no litoral paranaense.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Segundo o diretor do Detran/PR, David Antonio Pancott, a pesquisa mostrou que falta a conscientização dos pais de que é mais seguro levar seus filhos em assentos apropriados do que de outra forma. "O motorista precisa saber o risco que é carregar uma criança incorretamente, pois em acidente a tendência dela ser arremessada para fora do carro ou contra o pára-brisa é muito maior", afirma.

Continua depois da publicidade


Foi com essa preocupação que as blitze realizadas no litoral do estado, neste final de semana, abordaram os veranistas no calçadão e avenida das praias de Caiobá e Guaratuba. Durante as atividades foram entregues materiais educativos e conscientizado condutores que passavam pelo local. "A intenção dessas ações é de educar a população e não agir de forma punitiva, pois só assim poderemos alcançar um trânsito mais seguro", relatou Pancotti.


De férias com a família em Guaratuba, Jéferson Luiz Spegiorin, 42 anos, dá o bom exemplo e transporta os dois filhos, de um e cinco anos de idade, no assento. "Sempre levei os dois na cadeirinha, pois me preocupo com a segurança deles e acho irresponsável quem transporta de maneira errada", afirmou.


O avô Dalton Luiz Bittecourt, também faz questão de levar a neta de três anos na cadeirinha e elogia a iniciativa de orientar os condutores. "Esse tipo de trabalho é muito importante para informar as pessoas. A minha neta só sai de carro ser for na cadeirinha é perigoso levá-la sentada no banco traseiro".

Continua depois da publicidade


As atividades do Detran/PR são realizadas em parceria com a Brasil Telecom. Confira os assentos apropriados de acordo com a idade da criança:


Crianças de zero até um ano de idade, ou peso até 13 quilos – Bebê Conforto
Crianças de um até quatro anos de idade – Cadeira de Segurança
Crianças com peso de 18 até 36 quilos – Assentos de Elevação (Booster)

É importante conferir também a indicação do fabricante para o uso adequado do produto.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade