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A moda curitibana mostra sua cara

Simone Mattos - Folha do Paraná
09 abr 2001 às 11:20

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A penúltima noite de desfiles do IV Crystal Fashion, na sexta-feira, colocou na passarela duas grifes que têm algo em comum. Yachtsman e Sexxes conquistaram definitivamente a maturidade com suas novas coleções. Pra começar, a paulista Yachtsman mostrou ter identidade própria ao apresentar um inverno de bom gosto, praticidade e avanço na tecnologia de tecidos. Logo em seguida, a curitibana Sexxes provou porque já está no mesmo patamar das grandes grifes nacionais.

Com um desfile muito bem editado e divertido, onde 93 looks foram apresentados sem cansar a imensa platéia, a Sexxes deu um show de criatividade. "Apresentaremos uma coleção mais relaxada, descompromissada das tendências atuais", dizia o estilista e criador da grife, Júnior, horas antes do desfile. A promessa foi cumprida.

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A Sexxes demonstrou na passarela que não é escrava da ditadura da moda, mas que tem personalidade e sabe brincar com as tendências atuais.

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A inspiração no movimento punk, por exemplo, trabalhada exaustivamente pela maioria absoluta das grifes neste inverno, ganhou na Sexxes um tom irônico e agressivo na medida certa. Grafismos, bandeiras estilizadas ou roupas rasgadas aparecem com sutileza nos looks.

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Pontos altos da coleção chamaram a atenção. As deliciosas calças em bouclê para homens e mulheres, demonstram o quanto a equipe de criação da Sexxes está ousada. "Hoje, já lançamos nossas próprias tendências", justificou Júnior. O macacão feminino de blouclê, aliás, foi uma das peças mais interessantes apresentadas no Crystal Fashion.


Voltando ao quesito calças, outro interessante lançamento são as de poliester, que ganham bolinhas a cada lavagem, como se fossem blusas de lã de baixa qualidade. Na modelagem dos jeans, homens e mulheres ganham cinturas mais baixas e calças ajustadas até o joelho, alargando levemente na barra.

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Mas inovação maior da coleção está mesmo nos jeans submetidos à lavagens à laser. Isto significa que raios de luz projetaram estampas específicas sobre o tecido, provocando despigmentação dos fios no local atingido. A grande vantagem em relação a outras espécies de estamparia é que esta pode ser aplicada sobre o cós, costuras, barras ou etiquetas dos jeans sem provocar nenhuma deformação nos desenhos.


"Outra característica é que quanto mais a peça for lavada, mais clarinha e bonita ficará a estampa", disse Júnior. Vale lembrar que só há três máquinas no Brasil capazes de fazer esta lavagem à laser, portanto apenas grandes grifes conseguiram obter o disputado recurso em suas novas coleções.

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Na noite de sexta-feira, antes da Sexxes dar seu show na passarela, a Yachtsman já havia se apresentado. O desfile foi surpreendente porque a até então pouco inovadora marca paulista demonstrou o quanto cresceu nas últimas estações.


Tecidos confortáveis e de grande mobilidade se transformaram em peças práticas, modernas e que não amassam facilmente. "Vestimos o executivo em seu dia-a-dia, facilitando a vida destes homens que viajam muito ou que precisam estar bem vestidos o dia todo, para o trabalho e compromissos sociais", explicou o estilista da marca, Paulo Tavares.

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Criada há dez anos, a grife vive agora um importante momento de expansão. Com um investimento de R$ 2 milhões, a expectativa é de que até o final de 2002, as 28 lojas espalhadas pelo País estejam reformadas, seguindo um projeto desenvolvido durante um ano em Nova York.


Implantado até então apenas em caráter experimental em duas lojas da capital paulista, a marca inaugurou na sexta-feira, no Shopping Crystal, a primeira loja no País a obedecer tal projeto. "Além de melhor iluminada, a nova loja permite que o cliente precise menos dos vendedores, vizualizando melhor os looks expostos", resume Tavares. A proposta é de que as vendas aumentem em 30% após as reformas.

Durante o desfile da Yachtsman, produzido por Paulo Martins, 50 looks foram desfilados por um casting de 25 modelos. O destaque foi a participação do ator global Rodrigo Faro. "Ele foi escolhido por ter exatamente o visual yuppie e descontráido que a grife quer passar ao seu público", explicou Martins.


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