Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A permanente busca por explicação para o mundo

Elisa Marilia Carneiro - Folha do Paraná
01 ago 2001 às 10:46
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todas as religiões, culturas, pessoas, além da natureza utilizam-se de símbolos para a sua comunicação. São centenas de figuras, entre simples e elaboradas, que agora foram reunidas no "Livro Ilustrado dos Símbolos", lançado pela Publifolha - sexto livro da série Livros Ilustrados.

Se observarmos à nossa volta podemos perceber que o mundo está repleto de símbolos. Vários deles são reconhecidos imediatamente, como as bandeiras nacionais ou os alfabetos. Outros são de origem incerta e significam coisas diferentes para povos distintos. É o caso da serpente, que simboliza o mal no Ocidente e a sabedoria, na China. Também não é para todos que o número 13 e o gato preto trazem azar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Livro Ilustrado dos Símbolos inclui milhares de representações visuais do Ocidente e do Oriente, explicando seu significado, além de explorar suas origens na arte, religião, literatura, psicologia e no folclore.

Leia mais:

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Programe-se

Cambé: Cruzamento da Rua Presidente Nilo Peçanha com a PR-445 será interditado durante a ExpoLondrina

Imagem de destaque
Bebês prematuros

Hospital Universitário de Maringá promove campanha para doação de leite humano

Imagem de destaque
56 disponíveis

Cadastros para novo leilão de veículos do Paraná estão abertos


A introdução do livro destaca que é próprio do ser humano não apenas sobreviver e se reproduzir, mas também buscar explicações para tudo. Quando deparamos com mistérios, usamos símbolos para representá-los. A maioria das pessoas desconhece o significado e a importância de grande parte desse simbolismo, e assim uma área de grande riqueza permanece fechada.

Publicidade


O significado dos símbolos se desenvolve ao longo do tempo, mudando conforme o contexto cultural e ganhando complexidade. Os temas que os originam, no entanto, são praticamente os mesmos desde os primórdios da humanidade: a fertilidade da mulher e do solo, o nascimento, a vida e a morte.


Em todo o mundo, os símbolos têm relação com as verdades mais profundas. A lua tem sido tão reverenciada quanto o sol. Cada animal ou planta tem associações que lhe são próprias. A morte ou imolação de um deus ou rei é um tema comum, e assim por diante.


O tema da deusa ou mãe terra permeia a mitologia do mundo e data de milhares de anos atrás. A inevitabilidade da morte é outro tema comum. Em muitas partes do mundo a simbologia dos sonhos é tratada com seriedade. O psiquiatra Sigmund Freud estudou o simbolismo dos sonhos e descobriu que grande parte deles se relaciona com a realização de desejos.

Alguns personagens modernos de ficção alcançaram um status de semideuses similar aos dos antigos heróis gregos. Por exemplo, o Superhomem e assemelhados encarnam o arquétipo masculino clássico da força poderosa e heróica que luta pelo bem. Ao consertar as coisas erradas do mundo, atendem a uma necessidade inata de todos nós. O Livreo Ilustrado dos Símbolos pode ser adquirido nas principais livrarias por R$ 29,00 ou pelo site: www.publifolha.com.br ou ainda pelo televendas 0800-140090.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade