Desde que a Internet se disseminou entre os usuários de todo o mundo, a crítica mais frequente que se aplica a esse meio de comunicação se refere ao seu conteúdo superficial. Sites especilizados em bate-papos, em detalhes considerados dispensáveis, fortaleceu uma falsa impressão de que a web estaria unicamente disposta a amenidades.
Entretanto a realidade da rede mundial de computadores traz surpresas como um site londrinense totalmente dedicado ao universo das artes plásticas. O endereço www.auladearte.com, criado e mantido pelo pintor e escultor João Cesar Werner, está na web desde 1º de junho. Com o objetivo de divulgar as artes plásticas em geral, possui links diversos, que também permitem estudos sobre conceitos de Estética e Comunicação Visual.
A seção dedicada às artes plásticas traz comentários sobre as obras de grandes como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Vincent Van Gogh e Pablo Picasso. Em breve, o site deve exibir nota biográfica de Rembrandt e links sobre "O que é arte" e "Técnicas Artísticas".
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Outra seção interessante, já que são raros os artistas dispostos a discutir o processo criativo, refere-se à "Estética". Conceitos como belo, sublime, catarse, gosto, trágico, grotesco, prazer, imaginação, admiração, estranhamento, empatia, feio, cômico e ilusões visuais são apresentados e discutidos com o usuário. Desde que Platão e Aristóteles travaram a primeira discussão sobre o belo, o bem e a verdade, valores que podem ou não andarem juntos, o Ocidente não deixa de tentar entender por que o ser humano contempla um objeto de arte e o considera "belo". Hegel, Schiller, Fernando Pessoa e outros expoentes da cultura ocidental contribuíram para manter esta dialética que talvez nunca se conclua.
A seção sobre Comunicação Visual traz estudos sobre forma (figura e fundo, simetria, movimento), superfície (cor, luminosidade, textura, harmonia), composição (unidade, equilíbrio, proporção) e gestalt.
Mesmo com conteúdo já solidificado, a página promete novidades para breve. Artistas parananenses como Henrique Aragão, Paulo Menten e João Werner devem ter parte de suas obras exposta na homepage. Um curso de arte em três níveis - básico, prático e avançado - estará disponível em breve. Ensaios sobre as relações da arte com o emocional, a representação, a abstração e a técnica também estão entre as próximas atrações. E críticas de arte, analisando as mais recentes exposições, devem também compor o www.auladearte.com.
A última atualização foi em 23 de junho. Desde que foi criada, a página tem mantido uma média regular de acessos, variando entre 26 até 235 cliques diários. O site, ainda novo, pode se tornar um fértil suporte para as discussões sobre artes plásticas, confirmando um potencial que a Internet tem como principal qualidade.