Neste sábado acontece em 34 cidades do Brasil, o dia de Ação Global. Pela primeira vez o evento realizado pelo Sesi e da Rede Globo contará com o respaldo do Governo Federal.
A ocasião é uma boa oportunidade para milhares de brasileiros retirarem, gratuitamente e sem burocracia, documentos como certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e fotos 3x4. Até casamentos costumam ser realizados neste dia.
Todas as informações coletadas para a emissão de documentos serão acrescentadas ao Cadastro Único do Governo Federal. Com isso, quem não possui documentação recebe o direito de se inscrever nos programas sociais do Governo, como o de Erradicação do Trabalho Infantil, Agente Jovem e Bolsa-Escola.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
As pessoas não-atendidas no dia da Ação Global irão receber orientação para retirar os documentos em um posto de atendimento. Quem mora na zona rural também poderá obter os documentos. O Ministério da Assistência Social firmou uma parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), com o objetivo de diminuir o número de pessoas sem documentos nesta área e incluí-las nos programas sociais.
No Paraná, o dia da "Ação Global" acontecerá em Curitiba, Londrina, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa e Cascavel.