O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, anunciou nesta sexta (31) a liberação de R$ 778 mil para o programa "Biblioteca Digital".
Os recursos são do Fundo Paraná e serão usados na organização do acervo histórico e cultural que se encontra sob responsabilidade da Secretaria da Cultura, incluindo os museus e a Biblioteca Pública do Paraná, bem como o Museu Oscar Niemeyer (MON). A coordenação do programa será da Universidade Federal do Paraná, que há dois anos conta com uma Biblioteca Digital.
Segundo a reitora em exercício da Maria Tarcisa, o projeto de digitalização irá beneficiar tanto a área de quem produz tecnologia (na utilização dos softwares livres) quanto de quem é usuário dessa tecnologia, e do material digitalizado, como pesquisadores. Atualmente, esse acervo encontra-se em formato original, passível de deterioração.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Por isto, e como primeira medida, a coordenação do programa vai iniciar a catalogação digital dos documentos mais importantes. O programa tem início previsto para abril e término em 12 meses.
Informações da AEN