Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Água causa prejuízo a restaurantes

Katia Michelle - Folha do Paraná
15 ago 2001 às 09:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
A alteração de gosto e cheiro da água distribuída em Curitiba pela Sanepar está causando prejuízos para restaurantes e lanchonetes. Os estabelecimentos precisaram substituir a água da torneira, utilizada no preparo de sucos e cafés e até da própria refeição, por água mineral. O aumento do consumo de água mineral chega a representar 75% em alguns casos."Nós saímos perdendo, mas temos que garantir a qualidade para o cliente", salienta a funcionária da confeitaria Macrone, Marlene Machulo.
Há dois meses, a confeitaria passou a utilizar água mineral no preparo dos sucos, cafés e alimentos, depois que os clientes começaram a reclamar da alteração de gosto dos produtos. Marlene conta que a empresa utiliza cerca de três galões de 20 litros de água por semana. "O galão custa cerca de R$ 3", reclama. "Não gastávamos isso pela água da torneira." Ela enfatiza que a substituição foi necessária para que os clientes não optassem por sucos industriais ou refrigerantes, já que os produtos preparados com água da Sanepar ficavam com o gosto e cheiro diferentes.
O restaurante Green Life também adotou a mesma medida. Substitui até mesmo a água filtrada por água mineral. "O filtro não estava adiantando e ainda dava para notar alteração na água", revela a gerente administrativo do local, Icléia Oliveira Zanoto. Ela estima que o aumento do consumo gira em torno de 75% desde que o restaurante resolveu substituir a água, há dois meses. "Até no preparo dos alimentos utilizamos água mineral."
Os estabelecimentos costumam ressaltar o procedimento, colocando cartazes para avisar o cliente. "É uma forma de salientar nossa preocupação com a qualidade dos nossos produtos", define Icléia.
O comerciante Luiz Carlos Makohin, diz que a substituição faz diferença e influencia na hora de escolher o estabelecimento. "Não sabemos o que está acontecendo com a água, então é melhor prevenir."
A alteração da água distribuída pela Sanepar vem sendo notada há três meses. A Sanepar atribui o fato à proliferação de algas nas represas do Iraí e Passaúna, responsáveis pelo abastecimento da maior parte de Curitiba e região metropolitana. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público, Procon, Câmara dos Vereadores e por uma comissão mista do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo