O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nessa sexta-feira (2) o 5º boletim de balneabilidade da temporada da costa oeste e norte do Estado. Os locais monitorados pela instituição são aqueles onde historicamente há maior concentração de pessoas nessa época do ano.
As prainhas artificiais do lago da represa de Itaipu, oeste do Estado, e o terminal turístico no rio Paranapanema, norte do estado, permanecem próprias para banho. Ao todo são monitorados 16 pontos.
O monitoramento avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O IAP alerta para que, ao alugar uma casa para a temporada, o veranista verifique se o imóvel está devidamente ligado à rede de esgoto do município ou se a fossa séptica está devidamente limpa.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Os veranistas de todo Estado também podem obter informações no site do IAP (www.iap.pr.gov.br ), junto à imprensa e nos comércios locais.