Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aids atinge cada vez mais as mulheres

Katia Michelle - Folha do Paraná
01 dez 2000 às 11:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de mulheres paranaenses infectadas com o vírus Aids até no novembro deste ano cresceu quase 2% em relação a 1999. O fato mais preocupante é que a proporção de casos entre as mulheres também vem aumentando em relação ao número de homens infectados. Com relação aos dados de 1986, quando a proporção no Estado era de uma mulher infectada para cada 16 homens, os números atuais deixam em alerta a Secretaria Estadual da Saúde. Atualmente, a doença atinge uma mulher para cada dois homens no Paraná.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Maria Cristina Rodrigues Gil, o número de mulheres infectadas aumenta em todo o mundo. Ela enfatiza que essa situação fez com que o mote do Dia Mundial de Luta Contra à Aids fosse voltado à prevenção das mulheres. Para se ter uma idéia desse crescimento, um alerta da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) revela, em sua mensagem pela passagem do Dia Mundial, que uma em cada 200 pessoas nas Américas está infectada com o vírus HIV.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A campanha de combate, que acontece hoje em todo mundo, aborda o tema "Não leve Aids para casa, use camisinha". O objetivo, conforme ressalta Maria Cristina, é chamar a atenção para o uso de preservativos, já que estudos realizados pela Secretaria Estadual da Saúde mostram que o aumento de casos entre as mulheres se dá, principalmente, por uma "questão cultural".

Leia mais:

Imagem de destaque
2.424 oportunidades em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná têm 21,7 mil vagas disponíveis

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada


De 1980 a até novembro deste ano o Paraná notificou 8.345 casos, que são aqueles em que a doença já se manifestou. Destes, 29,30% são mulheres e 70,70% são homens. No ano passado, existiam 757 homens infectados e 419 mulheres. Este ano, o número de pessoas infectadas diminuiu, mas os casos entre as mulheres aumentou. São 391 homens portadores do vírus e 231 mulheres. Ou seja, a incidência da doença entre as mulheres subiu de 35,62% em 1999 para 37,14% até novembro deste ano.

A situação tem um agravante, já que os riscos de transmissão em caso de gestação são grandes, caso não haja acompanhamento. Foi o que aconteceu com a doméstica Rosângela de Cássia dos Santos, 30 anos. Ela só soube que era portadora do vírus quando o filho Emerson, hoje com cinco anos, começou a manifestar sintomas da doença. "Queria uma oportunidade, sei que se eu puder ter uma vida normal, vou ter mais tempo de vida", comenta Rosângela, que está controlando a Aids com remédios e por isso ainda não desenvolveu os sintomas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo