Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Algas da Barragem do Iraí estavam previstas já no projeto

Ellen Taborda - Folha do Paraná
25 set 2001 às 17:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O problema da proliferação de algas no Iraí já estava previsto no projeto de construção da barragem. Por causa das algas, a água da represa, que abastece 70% de Curitiba e Região Metropolitana, chegou a apresentar gosto e cheiro fortes por vários meses.

Segundo o presidente da empresa portuguesa responsável pelo projeto, Ricardo Oliveira, a barragem do Iraí é propensa a esse tipo de problema por causa de vários fatores, como o clima da região, a profundidade e o formato do lago. A empresa de consultoria de engenharia e ambiente Coba elaborou o projeto em 1996 e acompanhou todo o processo de construção da represa, que começou no ano seguinte e terminou em 1999. Oliveira passou a manhã desta terça-feira fazendo inspeções de rotina na barragem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para que a obra fosse iniciada, a empresa recomendou à Sanepar uma série de medidas. Todas cumpridas, segundo Oliveira. "Se elas não tivessem sido adotadas, o problema seria, com certeza, muito maior." Entre as medidas, o desmatamento da área, a limpeza do lixo e o controle de esgoto doméstico e de efluentes de indústrias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


Dois anos depois da obra finalizada, foram os dejetos que possibilitaram a proliferação das algas. Mas, para Oliveira, a responsabilidade em manter o lago limpo é dos municípios que o circundam. "Esse é um problema que sempre ocorre em qualquer canto do mundo. Também depende muito de educação ambiental."

De acordo com o coordenador das ações emergenciais da Sanepar no Iraí, Sherman Cordeiro, o problema das algas já está sob controle. "Elas ainda existem, mas em número muito pequeno. Mas podem voltar, pois obedecem a um ciclo." Ele afirmou que um novo aumento da população de algas poderá ser previsto com 90 dias de antecedência.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo