O diretor de Relações Corporativas da América Latina Logística (ALL), Pedro Roberto de Almeida, admitiu que o excesso de velocidade no trecho da Serra do Mar entre o Véu da Noiva e o Marumbi, na ponte sobre o Rio São João, pode ter sido a causa do acidente que ocorreu na madrugada de segunda-feira no litoral do Paraná.
Trinta e cinco vagões finais de um trem da ALL composto de uma locomotiva e 45 vagões descarrilaram e caíram de uma altura de aproximadamente 50 metros. A chamada ''caixa-preta'' do trem, que é composta por um equipamento que verifica a velocidade média percorrida, indicou acima dos 25 quilômetros por hora que são permitidos naquele trecho da serra.
''A velocidade pode ter sido maior do que a permitida para este trecho. Nossos técnicos estão analisando e deverão determinar com precisão isto durante o trabalho de sindicância, que deverá durar 30 dias'', argumentou ele.
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Outras duas hipóteses estão sendo consideradas como prováveis causas do acidente: falha humana (o maquinista Douglas Ferreira poderia ter errado na condução do trem de carga) ou descarrilamento provocado por problemas nas rodas dos vagões. Ferreira nunca havia se envolvido em acidente com gravidade e trabalhava há 14 anos na companhia.
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