A América Latina Logística (ALL) trabalha novas operações para atender a demanda da safra em carregamentos em dois grandes polos agroindustriais do Norte do Paraná: Maringá e Londrina. A principal operação nestas cidades é o chamado "trem direto", que já está em operação. Trata-se de uma composição ferroviária diária que parte de cada uma destas cidades diretamente para Curitiba. Da Capital paranense, os vagões descem ou para exportação para o Porto de Paranaguá ou para o Porto de São Francisco (SC).
"Antes, os trens saindo de Maringá ou Londrina do Paraná paravam em Apucarana e de lá eram preparados para ir sentido litoral. Com operação direta até Curitiba, garantimos um giro mais rápido do trem, atendendo melhor os clientes da região", diz Tiago Medina, gerente da Unidade de Produção Norte da ALL, responsável pelas operações ferroviárias da ALL no Norte do Paraná.
O trem direto de Londrina parte diariamente para Curitiba com 100 vagões. Já o de Maringá, com 130 vagões. A redução é de 25% do tempo anterior, ou seja, um ganho de seis horas.
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No Paraná, a ALL possui cerca de 2,1 mil quilômetros de ferrovia da Malha Sul. O volume transportado pela companhia ferroviária no Estado apresentou um crescimento de 197% em 14 anos. Passou de 4,39 milhões de toneladas, em 1997, para 10,43 milhões de toneladas, em 2010. A projeção da companhia é de continuar o crescimento de 10% ao ano nos próximos cinco anos.