As seis concessionárias que cobram pedágio para administrar trechos de rodovias no Paraná aumentaram as tarifas à meia-noite de sábado, à revelia do governo Jaime Lerner (PFL), mas com respaldo judicial. Os motoristas que pegaram a estrada na madrugada de domingo já tiveram que desembolsar em média 11% a mais nas 26 praças de pedágio do Anel de Integração.
O aumento foi decidido na noite de sábado, logo após o juiz federal Vicente Athaíde Júnior decidir, por volta das 19 horas, que as concessionárias podiam colocar em prática os reajustes. Os diretores das empresas tiveram uma conversa por telefone, e avaliaram que deveriam elevar os preços, apesar de o governo do Estado ter se manifestado contra.
A conversa foi tensa, conforme a Folha apurou. As concessionárias pesaram os riscos de baterem de frente com o governo do Paraná. Por determinação do governador Jaime Lerner, no último dia 19, o Palácio Iguaçu distribuiu nota oficial advertindo que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Secretaria dos Transportes, não havia homologado nos últimos 30 dias a concessão de qualquer reajuste nas tarifas de pedágio.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta segunda-feira.