Cerca de 420 mil alunos da rede pública estadual e municipal de ensino participaram nesta quarta-feira da sexta edição da Avaliação de Rendimento Escolar (Ava), um exame bianual com o objetivo de verificar o conhecimento geral dos alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.
De acordo com a gerente de avaliação da Secretaria de Estado da Educação, Arilete Regina Cytrynski, com os dados em mãos é que são feitos os planejamentos de programas de capacitação de professores. ''A disciplina que o aluno está tendo dificuldades aparece nesta pequisa e nos motiva a fazer programas de capacitação voltados à diferentes áreas'', analisou ela.
Os resultados também são usados para confecção de material didático adequado e articulação com as instituições de ensino superior sobre as necessidades quanto às novas licenciaturas. ''Nossa comunicação com as universidades estaduais e federais é muito grande. Temos um intercâmbio de informações'', declarou Arilete.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Em todo o Estado, participaram do exame cerca de 3,2 mil escolas públicas. Para fazer o exame, a escola precisa ter, no mínimo, 50 alunos matriculados em cada série avaliada. São avaliados os conhecimentos nas áreas de língua portuguesa (com produção e texto), matemática e ciências (química, física e biologia).
*Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.