Alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio da Escola Estadual Frei Doroteu, na localidade de Periquitos, e da Escola São José, em Ponta Grossa, tomaram na segunda-feira a primeira dose da vacina contra hepatite B.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, a vacinação é promovida pelo Instituto de Saúde Ponta Grossa, que pretende imunizar todos os alunos da rede estadual de ensino e escolas particulares do município.
Somente na Escola São José foram vacinados 160 alunos. De acordo com a auxiliar de enfermagem Vera Mendes, a prefeitura solicitou à 3ª Regional de Saúde cerca de 10 mil doses da vacina contra a hepatite B. "Com isso, pretendemos proteger os alunos com idade entre 11 e 20 anos incompletos da doença", informa a enfermeira.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
A campanha de vacinação vai até final de outubro. A previsão é que sejam vacinados 24.596 adolescentes e jovens. Segundo o diretor de Vigilância à Saúde, Darcy Marochi, é importante a participação das instituições de ensino na divulgação da campanha.
"Para a imunização, a pessoa deve tomar três doses da vacina. Após a primeira dose deve-se aguardar 30 dias para tomar a segunda vacina. Só depois de 180 dias toma-se a terceira dose", explica Marochi.
De acordo com a gerente de Imunização, Maria Lúcia Antoneli, o Instituto de Saúde encaminhou ofício às escolas estaduais e particulares para que elas marquem uma data. "Até agora, 13 escolas já agendaram. A campanha será realizada em três turnos (manhã, tarde e noite), de acordo com o horário de funcionamento das escolas", frisa a gerente.
Nesta terça-feira, as vacinas estarão disponibilizadas na Escola Estadual Professora Linda Salamuni Bacila, no Jardim Monte Carlo.