Fazer com que os americanos deixem seus carros em casa e passem a andar de ônibus é o grande desafio para os técnicos na área de trânsito nos Estados Unidos. Apenas 20% da população utilizam-se de transporte coletivo, realidade contrária à de Curitiba, onde 75% das pessoas utilizam ônibus e 25% andam de carro.
""Nosso esforço é no sentido de deixar o sistema mais atraente, simplicando o máximo seu uso"", diz Lynn Sahaj, chefe adjunta do Bus Rapid Transit (BRT), um programa do governo americano que busca idéias bem sucedidas de trânsito para implantá-las em suas cidades.
Algumas soluções já implementadas para incentivar os americanos a trocarem os carros pelo transporte coletivo são a integração dos meios de transporte, uso de pistas exclusivas para ônibus, construção de estacionamentos vizinhos aos terminais de ônibus e até mesmo a adoção dos cartões de crédito para pagamento das passagens.
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""Estamos fazendo de tudo para facilitar o uso dos ônibus"", diz Bert Arrillaga, chefe da seção de Inovação da Federal Transport Administration (FTA), órgão federal encarregado da administração dos transportes.
Outra preocupação é reduzir os custos dos investimentos na área. Nesse sentido, pelo menos 17 cidades, entre elas Atlanta, Boston, Miami, Los Angeles, Filadélfia e Honolulu, já optaram por adaptar a experiência de transporte de Curitiba. Entre os benefícios, eles apontam o sistema integrado, que permite o pagamento de apenas uma passagem com vários transbordos, além das facilidades de embarque, como as plataformas do ligeirinho e expresso.
Para conhecer o sistema curitibano e estudar a adptação, representantes do governo, prefeitos e técnicos destas cidades participam até quarta-feira de um seminário, promovido pela FTA em Curitiba.