A Prefeitura de Curitiba começou nesta quarta-feira (8) uma nova etapa da campanha educativa de trânsito "Qualidade de vida começa na rua", lançada em setembro. Depois de mensagens no rádio e na televisão, blitze educativas, placas e cartazes espalhados pela cidade, a campanha está usando atores vestidos de "anjos" numa nova ação educativa.
Os anjos pedem paz no trânsito aos motoristas nos principais cruzamentos de trânsito da cidade, em bares, restaurantes, supermercados e escolas. Cada anjo representa uma das cinco palavras-cave da campanha: "gentileza", "atenção", "calma", "respeito" e "cuidado".
Além de pedir atitudes positivas no trânsito, os atores também distribuem bolinhas antiestresse e fixkaps (pequenas placas emborrachadas que, grudadas no painel do carro, seguram objetos como chaves e celulares) personalizadas com as palavras-chave da campanha.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Nesta quarta, os anjos conversaram com motoristas no cruzamento da avenida do Batel com Ângelo Sampaio. O estudante Ricardo Pizzo foi abordado pelo "anjo da calma" e elogiou a campanha. "A idéia é muito interessante. O trânsito de Curitiba ainda é bom, se comparado com outras cidades grandes como São Paulo, mas mesmo assim está faltando um pouco de calma aos motoristas daqui", disse.
A campanha "Qualidade de Vida Começa na Rua" será permanente. O objetivo é incentivar atitudes positivas dos motoristas e pedestres. Para os organizadores da campnaha a convivência pacífica no trânsito se torna cada vez mais necessária, uma vez que o número de carros nas ruas da cidade cresce a uma média de 6% ao ano, e se aproxima da marca de 1 milhão de veículos.
Nesta quinta-feira (9), a partir das 10h, os anjos estarão na avenida Affonso Camargo, em frente à Estação Rodoferroviária. Até 9 de dezembro, os grupos de anjos visitarão outros cruzamentos de trânsito, parques, restaurantes, bares e casas noturnas.