A competição pelas três primeiras posições no ranking das cervejas vai ficar mais acirrada com a volta de Antarctica Pilsen às mídias de TV e Internet, além de ações em pontos-de-venda. Sem veiculação de filmes desde abril, a marca escolheu a AlmapBBDO para criar sua nova campanha, que é uma homenagem à alegria e ao bom humor do povo brasileiro - retratados em um simpático sorriso.
A marca Antarctica Pilsen detém 11,4% de market share, segundo leitura AC/Nielsen maio/2001 e o portfólio Antarctica, 14,5%. Contando com investimentos anuais da AmBev em marketing, que para 2001 são de R$ 330 milhões, a cerveja realizou vários estudos para chegar ao conceito que representa uma grande mudança na comunicação em sua marca. Uma pesquisa com grupos de consumidores em mesas de bar mostrou que beber cerveja é uma experiência única, compartilhada por pessoas amigas e alegres. "O sorriso é o ícone que melhor representa a sensação de prazer e satisfação que o consumidor tem quando bebe uma Antarctica gelada", explica Miguel Patrício, diretor de marketing de cervejas da AmBev. Segundo ele, o estudo permitiu também a definição do novo slogan da marca: "Com Antarctica é mais gostoso" - em qualquer situação e ambiente, se você está bebendo uma Antarctica, tudo fica mais gostoso.
SORRISO NA TV
Explorando o lado emocional do momento de beber cerveja, a campanha estréia nas emissoras abertas dia 11. O primeiro filme, intitulado "Sorriso Brasileiro", terá 60 segundos e traz a suave locução da atriz Arlete Salles, com uma seqüência de imagens caracteristicamente brasileiras. "O brasileiro é o povo mais alegre do mundo. Está sempre com um sorriso no rosto". É assim que começa o filme, criado por Roberto Pereira, Luiz Sanches, Tales Bahu e Rodrigo de Almeida, com direção de criação de Marcello Serpa. Em perfeita sintonia, trilha e locução acompanham o movimento das imagens que mostram situações de alegria, os bons momentos nos quais não se dispensa uma cerveja bem gostosa. São encontros com amigos, o carnaval, futebol, a praia.
O comercial sugere também que quando a situação não está lá essas coisas, o melhor é tomar uma boa cerveja. Com uma geladinha enfrentam-se com risos até o apagão e praia com chuva.
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Como destaca o roteiro, "o que deixa o brasileiro feliz da vida é o primeiro gole de uma cerveja, de uma Antarctica bem gelada". Ao final, o público conhecerá o novo conceito do produto: "Com Antarctica é mais gostoso!". E seu novo ícone: um simpático e aberto sorriso, feito em traços simples sob fundo azul celeste. A espuma e a cerveja formam os dentes e a boca. Em materiais de merchandising, ele já estará em todos os pontos-de-venda a partir da segunda quinzena de julho.
NA INTERNET
Com a nova campanha, a Antarctica Pilsen também voltou à Internet no dia 11 com um hotsite cheio de atrações para o internauta. Com fundo azul e o sorriso do novo ícone, ele oferece, desde sua estréia, a promoção "Com Antarctica você fica bem na foto". Para participar, basta entrar no endereço http://www.antarctica.com.br e imprimir a máscara com o sorriso que aparece quando se clica no pop up da promoção. Depois é só tirar uma foto com amigos, num ambiente legal e enviar a foto através do site, clicando no link Enviar Foto. Os dez vencedores (as melhores fotos) serão conhecidos em 30 dias e receberão, cada um, uma máquina digital Kodak.
Além disso, o site terá sempre piadas, screen saver e ícones para o internauta decorar seu computador. Quem se cadastrar poderá receber as piadas por e-mail, duas vezes por semana.
A marca estará presente, também, com banners promocionais nos sites UOL, Terra e Bol, patrocínio na seçao de Making Of do site da VIP Exame e parceria com o site Humor Tadela.
Website Antarctica
Ficha Técnica
Diretor de Criação Fábio Costa, Eduardo Foresti
Diretor de Arte Eduardo Foresti, Thais Lima, Fábio Costa, Ricardo Abellan
Designer Diego Martins
Redator Caroline Freire
Programador Fabrizio Barata, Paulo Pacheco, Claudio Bellanga
Coordenadora de Projeto Ana Maria Machado
Mídia César Senatore
Atendimento Joanna Guinle
Aprovação Marcelo Suarez, Débora Girardi