Apenas 19% dos aposentados têm condições de comprar todos os medicamentos que necessitam. Outros 48% compram só esporadicamente ou substituem pelos mais baratos. O restante só toma remédios quando ganham. Essa é a estimativa do Sindicato Nacional dos Aposentados, vinculado à Força Sindical, que está firmando convênio com distribuidores, laboratórios e redes de farmácias que possibilitarão que os aposentados comprem seus medicamentos com até 47% de desconto.
No Paraná, o primeiro convênio foi assinado nesta sexta-feira, em Curitiba, com a rede de farmácia Maxifarma, que possui 29 unidades espalhadas pela Capital e região metropolitana. Outras parcerias serão feitas gradativamente até atingir todo o Estado. Em Londrina e Cascavel os convênios serão fechados já no próximo mês. O Paraná é o sexto estado a entrar neste programa do sindicato.
Para ter direito ao desconto, o aposentado ou pensionista precisa se filiar ao Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical e pagar uma mensalidade de R$ 0,50, que será descontada anualmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os interessados podem se inscrever em qualquer sindicato filiado à Força Sindical ou ainda pela internet, através do site www.fsindical.org.br. Após preencher uma ficha, o aposentado receberá uma carteira de identificação como filiado, que permitirá os descontos.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.