A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Comissão Universidade para os Índios (CUIA), instituída em 2004 pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, divulgaram nesta quarta-feira (15) a relação de aprovados no Vestibular Específico Interinstitucional dos Povos Indígenas no Paraná, realizado de 7 a 9 deste mês, em Ponta Grossa.
O concurso envolve as seis universidades mantidas pelo governo do Estado do Paraná, mais a Universidade Federal do Paraná (UFPR), totalizando 41 vagas. As datas para matrículas dos convocados serão fixadas em edital específico de cada uma das instituições envolvidas no processo.
As 36 vagas ofertadas para as universidades estaduais são disputadas, exclusivamente, por índios com um mínimo de dois anos de residência comprovada em reservas indígenas paranaenses, enquanto a UFPR abre cinco vagas para índios oriundos de todo o território nacional.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
A edição 2006 do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná contou com 136 inscritos, sendo 72 concorrentes às vagas ofertadas pelas universidades estaduais, com uma proporção de dois candidatos por vaga, e 64 inscrições para a UFPR, concorrência aproximada de 13 candidatos por vaga. O índice de ausência chegou a 29,41% (40 candidatos), em sua maioria de outros estados, inscritos às vagas para a Federal.
Classificação
Para a Unioeste, foram classificados 14 candidatos, sendo oito em primeira opção; três em segunda opção; e três em terceira opção. A UEL tem 35 aprovados (16/1ª; 13/2ª e, 6/3ª); na UEM, são 37 convocados (9/1ª, 13/2ª e 15/3ª); a UEPG tem 21 classificados (8/1ª, 6/2ª e 7/3ª); a Unioeste conta com oito chamados (2/1ª, 3/2ª e 3/3ª); e para a Unespar, foram convocados 18 candidatos (10/1ª, 6/2ª e 2/3ª). A UFPR tem 47 classificados, sendo 39 em primeira opção; dois em segunda opção; e seis em terceira opção.