Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Investigação da PM

Apucarana tem aumento de 45% nos atendimentos de violência doméstica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 fev 2021 às 17:35
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O 10° Batalhão da Polícia Militar divulgou os dados comparativos do número de atendimento de situações relacionadas com o crime de lesão corporal – violência doméstica entre 2019 e 2020, constatando um número 45% maior no ano passado. Vale lembrar que Apucarana é uma das sete cidades do Paraná a contar com instalações públicas e profissionais exclusivas para atender mulheres em situação de violência doméstica.

O Major Vilson Laurentino da Silva acredita que o aumento no número de atendimentos se deva à maior divulgação sobre os direitos das mulheres, ao incentivo de buscar ajuda especializada e ao encorajamento que as mulheres vêm tendo para denunciar o agressor. Para a secretária da Mulher, Denise Canesin, as ferramentas de combate à violência doméstica oferecidas pelo poder público municipal, em parceria com a PM, fazem toda diferença. "O sucesso de nosso trabalho não seria possível sem o apoio incondicional da Prefeitura e do prefeito Júnior da Femac, que é muito sensível à causa da violência contra a mulher. A parceria com a PM confere maior segurança às mulheres que, além de ser atendidas emergencialmente, serão acompanhadas pela equipe do CAM.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2020, o 10ºBPM fez campanhas em parceria com a secretaria Municipal da Mulher e do CAM – Centro de Atendimento à Mulher. Os resultados apontados pelo levantamento mostram que as mulheres procuraram mais ajuda para sair da situação de violência doméstica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Avenida Presidente Vargas vai passar por recape asfáltico a partir de quinta-feira

Imagem de destaque
Aumento do fluxo

Circulação de turistas estrangeiros aumentou 36% no primeiro trimestre no Paraná

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR



Em 2019, a PM atendeu 537 Chamadas recebidas, sendo 300 casos consumados de violência. Já em 2020, foram 781 chamadas, com um aumento de 45%, e 357 casos concretizado, representando um crescimento de 19%. Além disso, o Centro de Atendimento à Mulher recebeu 362 casos no ano passado, estampando um aumento de 52,74% em comparação aos 237 casos de 2019.

Publicidade


Especializados Cerca de oito novos casos são atendidos no CAM por semana, isto é, mulheres atendidas pela primeira vez no serviço – afora os casos em acompanhamento pelo Centro. O suporte, tanto no momento da violência doméstica (PM) quanto no pós-atendimento (CAM), estão cada vez mais especializados. No ano passado, por exemplo, o 10°BPM criou o POP – Procedimento Operacional Padrão – uma padronização do atendimento policial militar às mulheres, que fornece auxílio e acolhimento e já é um referencial no atendimento à mulher em situação de violência doméstica em todo o Estado.


O CAM, por sua vez, oferece atendimento individual e sigiloso, inteiramente gratuito, realizado por equipe interdisciplinar exclusiva, composta pelas áreas do direito, psicologia e serviço social.

O CAM fica aberto de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, (Rua Castro Alves, n° 1629 – Jardim América) e atende pelos telefones (43) 3422-4479 ou 0800 645 4479.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade