A II Missão Empresarial Paraná-Córdoba tem como um dos principais destaques a atividade de mineração e será chefiada pelo secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, Luiz Guilherme Mussi, entre os dias 24 e 27, na Argentina. A missão será composta por 32 pessoas entre empresários e representantes do governo.
"A CMI (Companhias Minerais Integradas) argentina está muito interessada em comprar o feldspato paranaense, mineral que tem os mais variados usos industriais. Nós fizemos os primeiros contatos e eles estão negociando mais intensamente com uma das empresas indicadas", revela o geólogo Eduardo Salamuni, presidente da Mineropar (Minerais do Paraná S.A.)
Salamuni ressalta que o Paraná tem grande vocação para exploração de minerais industriais, areias, feldspato, argilas. "Essas missões são fundamentais para que os empresários vejam de perto como a Argentina pode ser um excelente parceiro para o Brasil", destaca.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
O feldspato é buscado pelos argentinos para a retirada do potássio, elemento que entra na composição de materiais como vidro e tintas, e seu preço é menor no mercado paranaense do que no argentino.
"Enquanto a Argentina tem jazidas de boa qualidade, o Paraná tem indústrias de beneficiamento, o que pode garantir exportações em que o lucro é maior", observa o geólogo, lembrando que o país vizinho já exporta para a Itália e tem no Japão outra opção de mercado.
Exportar matéria-prima, produtos acabados e investir nas indústrias do Paraná para que aumentem a sua produção está entre as propostas que a Argentina tem para o setor de mineração do Paraná.
"A II Missão Empresarial do Paraná tem o objetivo de dar continuidade à ação de relacionamento inter-regional iniciada no mês passado e de reforçar a cooperação entre os vários setores públicos, além do desenvolvimento de negócios entre os empresários", ressalta o cônsul Paulo Alberto da Silveira Soares. Ao convidar os empresários argentinos, ele destacou a rodada de negócios prevista para o próximo dia 25.