Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Paraná

Assembleia aprova projetos que alteram estrutura da PM

Redação Bonde
14 set 2010 às 10:56

Compartilhar notícia

- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em segunda e terceira discussões, na tarde desta segunda-feira (13), dois anteprojetos de lei que beneficiam a Polícia Militar do Paraná.

O primeiro (nº 305/2010) propõe uma reestruturação da PM e o segundo (nº 314/2010) fixa o efetivo da Polícia Militar em 26.747 integrantes, entre oficiais e praças. Agora, os projetos serão encaminhados ao governador Orlando Pessuti, autor das propostas, para a sanção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto de lei, que prevê organização básica da PM, propõe a criação de novas unidades, a transformação de companhias e a elevação de pelotões e, principalmente, a descentralização do comando do Policiamento do Interior, com sede atualmente na Capital, e que foi instituído desta forma em 1976.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais civis adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar os filhotes em Curitiba

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia

Imagem de destaque
Sem mortes

Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná


Já a lei da fixação de efetivo, aumenta o número de policiais, isto é, fixa em 26.747 integrantes, entre policiais e bombeiros militares, em todo o Estado. "Esta lei projeta o efetivo para o triênio 2010/2011 e 2012 em 4.867 novos integrantes, no efetivo previsto", afirmou o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.

Publicidade


Hoje, a PM possui na ativa 18 mil integrantes, incluindo os alunos-soldados que estão em formação na Academia de Polícia Militar do Guatupê, aprovados em concurso público lançado neste ano. O projeto de fixação também altera a composição dos fundos de Modernização da PM e de Atendimento à Saúde dos PMs além de mudar a Lei de Promoção de Oficiais da Corporação.


"A fixação tem como sustentação 24 ações diretamente estruturantes, se desdobrando em todo o estado, como exemplo, a Corregedoria da PM, os futuros seis comandos regionais intermediários (desmembramento do Comando do Policiamento do Interior) da Corporação distribuídos nas principais regiões, a criação de batalhões na Capital e sua Região Metropolitana, e no interior do estado", disse o comandante-geral.

Publicidade


Ele lembra que será instituído o Grupamento de Operações Aéreas (que atuará em apoio a prevenção e o combate ao crime em todo o estado, efetuando também socorros de emergência e situações de trauma fruto de acidentes, além de calamidades).


A lei prevê ainda a criação do Batalhão de Operações Especiais – transformação da Companhia de Choque (que atuará em todo o estado apoiando as outras unidades em eventos críticos e situações de alto risco), do Batalhão de Eventos (que atenderá as demandas dos paranaenses como eventos sociais, religiosos, esportivos e a Operação Viva o Verão).

Publicidade


As leis também prevêem mudanças para o Corpo de Bombeiros. A criação do 7° Grupamento de Bombeiros (Curitiba), a elevação do 1° e 2° Subrupamentos do Litoral e Foz do Iguaçu, além da criação dos 1° e 2° Subgrupamentos de Pato branco e Francisco Beltrão, do 3° Subgrupamento de Apucarana, do 4° Subgrupamento de Guarapuava, do 5° Subgrupamento de Umuarama, do 6° Subgrupamento Ivaiporã. A intenção é ampliar ainda mais o atendimento do Corpo de bombeiros em todo o estado.


Para o comandante-geral da PM, as leis vão melhorar sobremaneira a atuação da Polícia Militar. "Em razão da expansão da atividade da Polícia Militar foi instituída esta lei moderna que dará sustentação e consistência aos desdobramentos de toda a organização em nosso estado", afirma Carstens.

O oficial também disse à Agência Estadual de Notícias que "os deputados entenderam a grandeza desse projeto, a importância para a comunidade e, com certeza, começa a nascer aqui uma nova perspectiva em relação à Segurança Pública com a criação de novas unidades e serviços que beneficiarão todos os cidadãos". (Fonte: AEN)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo