Este promete ser o ano da propaganda em short message system (SMS) no Reino Unido, o que representa um novo nicho de atuação para anunciantes, mas também levanta dúvidas sobre possíveis abusos ou mau uso da novidade. Para tentar regulamentar esse mercado, a Associação de Propaganda Wireless lançou um código de conduta voluntário para anunciantes em SMS com o objetivo de tentar impedir que os usuários de telefones celulares sejam prejudicados por spam de mensagens publicitárias.
O código propõe que os anunciantes devem pedir permissão aos consumidores antes de enviar propaganda, além de estabelecer um conjunto de regras sobre o tamanho dos textos e como medir as taxas de respostas. Além disso, o código afirma que os anunciantes precisam deixar claro de onde a propaganda está vindo e fazer com que seja fácil para os usuários de telefones móveis optar por não mais receber as mensagens publicitárias, caso desejem.
Segundo uma reportagem da BBC, já tem ocorrido no Reino Unido diversas experiências com propaganda em textos curtos enviados para celulares. A empresa de propaganda wireless The Mobile Channel, por exemplo, fez recentemente um teste no qual mil pessoas receberam até três textos publicitários por dia em troca de doações para caridade, descontos na contas de celulares ou ainda descontos em compras.
Os consumidores que aceitaram participar do teste deram informações pessoais e selecionaram categorias de interesse para receber publicidade. Quase três quartos leram todas as propagandas que receberam, enquanto 63% responderam as mensagens.
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