O oitavo boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Secretaria de Meio Ambiente mostra que aumentou o número de locais impróprios para banho nas praias do Litoral. Dos 75 pontos monitorados, incluindo as praias de água doce do Interior, 61 não apresentam condições para banho. Na semana passadas eles somavam 56.
Segundo o coordenador do programa Verão Paranaense, Hamilton Bonatto, as chuvas do final de semana podem ter contribuído para piorar a situação da balneabilidade em alguns locais. "A água da chuva lava os rios e acelera o lançamento do esgoto no mar", explicou.
Pelos resultados do boletim, dos quatro pontos que passaram de próprios para impróprios, três ficam no município de Matinhos e um em Guaratuba. "Mesmo assim, ainda temos 91 quilômetros de praias em excelentes condições de banho", avalia Bonatto.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Segundo o secretário do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, dentro de dois anos as obras de saneamento básico em fase de contratação pela Sanepar irão reverter a situação dos locais impróprios. "O governo do Estado já tem à disposição US$ 60 milhões em recursos para serem aplicados em saneamento, o que vai ajudar a melhorar significativamente as condições sanitárias do nosso litoral", avalia Andreguetto.