A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias - Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) - contabilizou nesta terça-feira (02) o recolhimento de 982 toneladas de lixo em apenas um dia nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Outras 7 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas nestes municípios do litoral, destinadas pelo programa "Nossa Praia é Limpeza"- coordenado pelo IAP - às associações municipais de catadores.
Desde o dia 19 de dezembro, quando a Secretaria iniciou a coleta de lixo na operação "Viva o Verão 2006-2007", já foram recolhidos 2.638 toneladas de resíduos para destinação correta.
Todo este trabalho está sendo executado por mais de 400 pessoas, entre apoio técnico e operacional, contratados pela Suderhsa para promover a coleta de lixo nos seis municípios do litoral. Ao todo, 47 caminhões estão nas ruas para recolher o lixo gerado pelos veranistas, sendo 24 caminhões compactadores que fazem a coleta nas residências, 20 caminhões para o suporte da limpeza e varrição das vias públicas e praias e três caminhões-baú responsáveis pela coleta seletiva do lixo (materiais recicláveis).
Leia mais:
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Para estimular a limpeza das praias, estão sendo instaladas 150 lixeiras de concreto e outras 150 lixeiras de praia nos balneários onde há maior circulação de turistas. Na temporada passada, a Suderhsa já havia instalado 360 lixeiras na orla paranaense.
Nas tendas espalhadas pelas praias que indicam a qualidade da água para banho, estudantes estão orientando veranistas sobre a coleta seletiva de lixo e distribuindo sacolas plásticas biodegradáveis.