Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Luzes

Auto e iluminação da Catedral marcam Natal em Maringá

Redação - Bonde
25 nov 2006 às 10:10

Compartilhar notícia

Torre da Catedral se transformará em uma árvore de Natal com 124 metros de altura - a maior do país - Copel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um auto de Natal formado por empregados da Copel e a ligação da iluminação decorativa da Catedral marcam o início do Natal em Maringá. A apresentação está marcada para esta sexta-feira (24), a partir das 19h30. As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Logo após a encenação do Auto, vai ser ligada a iluminação decorativa instalada na torre da Catedral pela Copel, transformando-a numa árvore de Natal com 124 metros de altura – a maior do país. Mais de 8 quilômetros de mangueiras luminosas e cordões com microlâmpadas foram empregados na ornamentação, que é coroada por duas estrelas com 5 metros de envergadura. O conjunto totaliza 130 mil watts de potência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Junto com a apresentação do seu Auto de Natal, a Copel vai orientar as pessoas quanto aos cuidados para evitar acidentes com choque elétrico na instalação e no manuseio dos aparatos de iluminação decorativa tão populares. As recomendações para o uso seguro e correto desses enfeites serão a tônica das mensagens dirigidas ao público até o final do ano e estarão presentes, também, nas encenações do Auto de Natal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente


Cuidados

Publicidade


Com a proximidade do Natal, cresce também a mobilização das pessoas para enfeitar as fachadas e estruturas exteriores de suas casas com luzes decorativas. Para evitar que a iluminação natalina seja causa de acidentes com choques elétricos ou curtos-circuitos, a Copel sugere cuidado na instalação e operação desse tipo de ornamentação. Estatísticas da empresa indicam que boa parte das ocorrências com choque elétrico acontece dentro de casa ou nas instalações internas do domicílio do consumidor.


Uma dica essencial é verificar a condição geral dos cordões de pisca-piscas antes da instalação, protegendo as emendas e conexões com fita isolante de boa qualidade. Outra recomendação importante é assegurar-se de que a capacidade e a resistência dos condutores (tanto os da fonte de energia quanto os dos enfeites) sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. É a forma de evitar o derretimento de fios e a ocorrência de curtos-circuitos, que podem levar a incêndios. Na dúvida, convém consultar um eletricista de confiança.

A ligação do equipamento na tomada só deve ser feita após a conclusão da montagem, para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. A Copel também recomenda não tocar na fiação nem substituir lâmpadas queimadas com o aparato ligado à fonte de energia. O máximo cuidado deve ser tomado na ornamentação em exteriores: a estatal desaconselha a instalação de adornos e objetos decorativos nas proximidades da rede pública de eletricidade, onde o risco de acidentes graves é ainda maior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo