A Prefeitura de Matinhos começou nesta segunda-feira o trabalho de recuperação das ruas que ficaram intransitáveis depois das enchentes que atingiram boa parte da cidade entre a noite da última sexta-feira e manhã de sábado. Nesta segunda-feira, o secretário de Estado de Transportes, Waldyr Pugliesi, anunciou que o governo irá ceder equipamentos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que o município possa agilizar os trabalhos.
A decisão de quais pontos serão prioritariamente recuperados, segundo o governo, ficará a cargo da própria prefeitura. O prefeito de Matinhos, Acindino Ricardo Duarte (PMDB), ficou de entregar nesta segunda-feira ao governo o relatório com o balanço dos prejuízos. No entanto, de acordo com o ouvidor da Prefeitura de Matinhos, Celso Fernandes da Silva, o levantamento só deverá estar concluído até a próxima sexta-feira. Ainda segundo o ouvidor, o município, nesta segunda-feira, já estava livre dos pontos de alagamento.
Em Guaratuba, também atingida pelas fortes chuvas no final de semana, a situação já está praticamente normalizada. O chefe de gabinete da prefeitura, Clécio João Tkachechen, informou que as cerca de 80 famílias -135 adultos e 130 crianças- que ficaram desabrigadas e foram recolhidas no alojamento improvisado na Fundação de Ação Social do Paraná (Faspar) retornaram para casa no sábado e domingo.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
A prefeitura, segundo Tkachechen, ainda está fazendo o balanço dos estragos provocados pela chuva. Ele adiantou que, pelo menos, três pontos da cidade considerados mais críticos terão que passar por intervenções maiores, que resolvam definitivamente o problema. São trechos cortados por canais nas regiões de Canela, Brejatuba e Piçarras, onde os sistemas de canalização estão mal dimensionados e, por isso, não conseguem dar vazão à água quando acontecem chuvas intensas.
As prefeituras de Matinhos e Guaratuba estão fazendo campanhas para arrecadar roupas, alimentos e móveis para as famílias que tiveram suas casas invadidas pela água. Os donativos podem ser entregues nas prefeituras ou nos postos do Corpo de Bombeiros.