Um equipamento de monitoramento aéreo é testado neste sábado (2) pela Guarda Municipal de Curitiba para vigiar locais de realização de eventos e evitar ações criminosas. Os testes neste sábado ocorrem no Parque Barigui, mas seguem no domingo em dois eventos com grande concentração de pessoas.
A ideia da prefeitura da Capital é utilizar o equipamento, chamado de Balão Cativo, para vigiar a população durante grandes eventos e evitar possíveis depredações de patrimônio público, além de brigas e outras situações criminosas. As informações obtidas com o balão de monitoramento vão auxiliar equipes de segurança em terra.
O equipamento é composto por câmeras com 180 graus de visão e zoom digital. Segundo a prefeitura, o balão vai ser acompanhado, durante os eventos em que estiver presente, por uma unidade móvel.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Ainda de acordo com a prefeitura, o equipamento, caso aprovado, será usado para auxiliar na segurança durante a realização dos jogos da Copa do Mundo e a Fun Fest, ambos em 2014.
Neste domingo (3), o balão fará testes antes do início do clássico entre Paraná Clube e Coritiba, na Vila Capanema, a partir das 14 horas. Às 16 horas, o equipamento vai vigiar a passagem do bloco Garibaldis e Sacis, no Largo da Ordem.